Inscrição no Prouni 2016 abre dia 19; seleção para o Fies começa dia 26


Inscrições do Prouni vão de 19 a 22 de janeiro de 2016 (Foto: Caio Vale/Mossoró Notícias)
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (11) as datas em que serão abertas as inscrições para interessados em bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou em contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

PROUNI: 19 a 22 de janeiro de 2016

FIES: 26 a 29 de janeiro de 2016

Entenda: Sisu x Prouni x Fies

As três siglas representam iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através do Sisu, instituições públicas - sem cobrança de mensalidade - selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda.

Já Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece contratos de financiamentos. Para se inscrever, no Fies é precisto ter feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Lei de Cotas

Nesta tarde de segunda-feira, além de divulgar a data, Mercadante fez um balanço das ações do governo federal e apontou que metade das vagas em ensino superior bancadas pelo governo já atendem a lei de cotas. 

A primeira edição em 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá pouco mais de 50% das vagas em universidades públicas reservadas seguindo critérios da Lei de Cotas (42,9% do total) e ações afirmativas próprias de cada universidade (7,4%).

Percentual parecido é verificado no Prouni e Fies. "Hoje, mais da metada, aproximadamente 51% das bolsas do Prouni e do Fies são para negros. Não era assim o acesso à universidade pública no Brasil. A lei de cotas é um grande avanço para o Brasil", afirmou Mercadante.
Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário