Rio Grande do Norte tem 208 casos notificados de microcefalia



O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) divulgou boletim epidemiológico com informações atualizadas sobre a situação epidemiológica da microcefalia no Rio Grande do Norte. Conforme o balanço, foram notificados 208 casos de microcefalia.

Em 2015, foram notificados 183 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas. Em 2016, até o dia 23 de janeiro foram notificados 25 casos, totalizando 208 até o momento. Deste total, 60 foram confirmados como tendo associação com o zika vírus, 15 foram descartados e 133 estão sob investigação.

Dos 60 casos em que foi confirmada a associação do zika vírus como causador da deformidade, em 56 a confirmação foi possível por critério clínico-radiológico; e quatro foram confirmados por critérios clínico-laboratoriais e com a identificação do vírus Zika a partir de amostras provenientes de dois casos de abortamentos e de dois recém-nascidos.

Os 15 casos foram descartados por apresentarem exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos.

Os casos notificados estão distribuídos em 52 municípios do Estado.
Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário