Saúde

Campanha de influenza é antecipada para dia 26

Prevista para ser iniciada somente no dia 30 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) será antecipada em todo o município para a próxima terça-feira, 26. A imunização estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até o dia 20 de maio deste ano, data limite para os grupos prioritários buscarem a vacinação.

A meta é vacinar, durante este período, 61.499 pessoas. Deverão ser vacinados idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdades, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais.

Também poderão receber a vacina adolescentes e jovens (12 a 21 anos) em medidas socioeducativas. Pessoas com alergia à proteína do ovo não devem ser vacinadas. Outra orientação é para quem está com sintomas agudos de alguma doença relacionada ao Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya ou Zika vírus): essas pessoas devem aguardar a melhora do quadro clínico para buscar a imunização.

O Dia D está marcado para 30 de abril em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana. A vacina protege contra Influenza A, H1N1 e Influenza B. “Nós convocamos a população para, a partir do dia 26, buscar a unidade de saúde mais próxima da sua casa e garantir, no período de um ano, a imunização contra três tipos de gripe. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a doença e tem reduzido significativamente as ocorrências”, reforça Neuman Medeiros, coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.