Gripe pode ser evitada com medidas simples


A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a circulação do vírus H1N1 (Influenza) no nosso país. Medidas simples são fundamentais para a prevenção da doença. Lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool gel 70% regularmente, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando respirar ou tossir com lenço ou antebraço (não com a mão) são algumas recomendações.

É também importante que não se compartilhe objetos de uso pessoal, como copos e talheres e que se mantenham hábitos saudáveis, como dormir bem e praticar atividade física, além de evitar locais com grande aglomeração de pessoas. Toda a população deve adotar essas medidas, especialmente os grupos de risco, como grávidas, idosos, crianças menores de 2 anos, obesos, pessoas com diabetes ou com doenças cardiovasculares.

"A população deve adotar as medidas preventivas de forma permanente e dar prioridade a alimentos que fortaleçam o sistema imunológico. É um vírus que circula durante o ano todo, especialmente em estações frias, como o inverno", acrescenta a gerente da Vigilância à Saúde, Geizarelle Soares.

A vacina, que imuniza o indivíduo contra vários tipos de gripe (influenza), estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir do dia 30 de abril e se estenderá até 20 de maio. É importante que quem for se vacinar em clínicas privadas procure saber se a composição da vacina é a recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Hemisfério Sul.
Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário