São João de Mossoró estará em exposição itinerante na Europa


O São João de Mossoró será uma das festividades juninas que integrará exposição itinerante pela Europa. No período de 4 de junho a 24 de julho, quatro capitais europeias (Paris, Roma, Madrid e Lisboa) vão receber uma mostra dos atrativos principais dos festejos de São João do Brasil. A programação foi discutida na oficina Brasil Junino promovida pelo Ministério do Turismo, durante a feira WTN Latin América, que aconteceu esta semana, em São Paulo. Além de Mossoró, mais seis cidades brasileira foram selecionadas.  

Ao final da exposição, nos dias 29, 30 e 31 de julho, haverá uma “festa junina” em Lisboa com a participação de representações das quadrilhas das cidades participantes na exposição, onde vai acontecer também uma degustação gastronômica de pratos típicos do período junino. Mossoró esteve representada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo- SEDAT, Renato Fernandes. O objetivo da oficina foi discutir o produto turístico relacionado aos festejos juninos brasileiros.

“O que nós estamos fazendo é potencializando o evento daqui, mostrando para o mundo inteiro o que é Mossoró Cidade Junina, como atrativo cultural, como atrativo turístico e como atrativo festivo. Isso é muito importante, porque o turista gosta disso, e foi assim, com medidas similares, que o carnaval se tornou o evento que conhecemos hoje”, destaca Renato Fernandes.

A exposição terá duração de 10 dia em cada capital europeia. Na reunião foi combinado que cada Estado, juntamente com a cidade escolhida, deverá enviar material fotográfico, vídeo e figurinos usados nas festas para compor a exposição. De acordo com o secretário municipal, essa ação faz parte da política de consolidação das festas juninas para transformá-las em evento de conhecimento mundial, para que obtenha a mesma relevância e magnitude que tem o carnaval.  
Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário