Saúde

Samuzinho de Mossoró conscientiza sobre riscos de trotes 

Dando continuidade às mobilizações nas escolas, a equipe do Samuzinho realizou uma atividade com estudantes para conscientizar a comunidade a respeito do risco de trotes para o número 192. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, na Unidade de Educação Infantil (UEI) Izabel Macedo, situada no bairro Santo Antônio.

Na ocasião, a equipe instruiu a comunidade escolar ao uso correto do telefone 192, que funciona 24h e pode ser usado pela população para solicitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “A maioria dos ‘trotes’ se dá no horário de intervalo das aulas, por isso a importância de ensinar as crianças ao uso correto do 192. Uma média de 70% das ligações feitas ao Samu são falsas solicitações”, destacou a enfermeira e coordenadora do Samuzinho, Iraides Sousa.

Ainda de acordo com a profissional, em muitas dessas ligações não são solicitados atendimento da equipe ou acionamento das viaturas. “Mas o simples ato de ocupar a linha telefônica, para tratar de quaisquer tipos de assuntos que não se referem ao serviço do Samu, causa prejuízo, porque outra pessoa, que precisa, pode ligar e encontrar a linha ocupada desnecessariamente”, pontua.

Ainda durante a ação, os estudantes do Samuzinho destacaram a importância do Samu no socorro à vida. Além disso, também foi discutido o respeito às leis de trânsito, como faixa de pedestre e uso de cinto de segurança, em virtude de Maio Amarelo, mês em que diversas entidades promovem ações de conscientização por um trânsito mais seguro.

A diretora da UEI, Maria Lidiane, frisou a importância da ação para a comunidade escolar. “É importante que, desde criança, as pessoas saibam a importância do respeito aos serviços e às leis de trânsito e também repassem essas informações aos pais. Foi um momento muito produtivo”, comemorou a educadora.

O Samuzinho é formado por crianças de 8 a 12 anos, devidamente matriculadoas na Rede de Ensino, e realiza ações educativas em escolas, como palestras sobre prevenção e promoção à saúde, além de conscientizar a comunidade escolar a respeito da importância do Samu. A equipe é supervisionada pela enfermeira do Samu, Iraides Sousa, e realiza atividades durante todo o ano.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.