Saúde

Todas UBS de Mossoró estão disponíveis para vacinar meninas de 9 a 13 anos contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as vacinas contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para as meninas de 9 a 13 anos de idade, durante todo o ano. A imunização previne contra o vírus HPV, causador de doenças como o câncer de colo de útero.

A vacina é destinada a mulheres que ainda não têm vida sexual ativa, por ter mais eficácia nesses grupos, e deve ser tomada em duas doses. As meninas devem tomar a segunda dose seis meses após a primeira. “A vacina protege contra quatro tipos de vírus. Após a imunização, o corpo produz anticorpos e a pessoa, se infectada, não desenvolve a doença”, explica Neuman Medeiros, coordenadora municipal do Programa de Imunização.

De acordo com a profissional, a imunização é encontrada nas UBSs de acordo com o horário de funcionamento da sala de vacina de cada unidade. “É importante que todas as meninas, dentro da faixa etária, tomem a vacina. O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero”, reforça.

A imunização contra HPV está incluída no calendário de vacinação do Ministério da Saúde. Esse vírus pode ser transmitido através de relações sexuais, sem preservativos. “É importante que as meninas se vacinem agora para que não sejam vítimas dos vírus no futuro”, aconselha a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz. 

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.