Campanha de Vacinação Antirrábica segue até dia 28 no RN

(Foto: Diego Dantas)
Prevista inicialmente para se encerrar na ultima segunda-feira (10), a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos do RN será prorrogada até o dia 28 deste mês.  A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) quer assegurar a quebra da cadeia epidemiológica da doença no Estado. O Dia “D”, ponto alto da campanha, ocorrido em 10 de setembro, quando a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 590 profissionais e 112 postos de vacinação distribuídos nas regiões dos cinco Distritos Sanitários de Natal.

Segundo a Sesap, o último caso de raiva humana no RN ocorreu em 2010, mas há, em média anual, 27 casos de raiva animal diagnosticados laboratorialmente. Só em 2015, ainda de acordo com a secretaria, 39 animais foram diagnosticados com raiva, sendo cinco deles cães. O registro foi o maior dos últimos cinco anos e a variante viral identificada em quatro desses cães foi proveniente de raposas. Neste ano, 11 morcegos foram indicados positivos.

Dados do Centro de Controle de Zoonoses apontam um percentual de 45,8% de vacinados, o que corresponde a 65.033 animais vacinados, sendo 47.977 cães e 17. 056 gatos imunizados até agora. A população de animais que falta se imunizados é de 76.822 animais, entre cães e gatos. A meta da campanha para este ano, é imunizar 80% da população canina e 60% da população felina.
Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário