Cotidiano

Prefeitura realiza treinamento sobre mudanças no Benefício de Prestação Continuada

unnamed

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude realizou hoje um treinamento para técnicos, gestores, psicólogos e assistentes sociais que trabalham nos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs). Trata-se de uma mudança na operacionalidade do Benefício de Prestação Continuada (BPC), com orientações técnicas direcionadas ao público que trabalha diretamente com o BPC, que agora está mais próximo do beneficiado.

A coordenadora da Proteção Básica, Dávida Oliveira, explicou que o treinamento é sobre as novas normativas que saíram no decreto 8.805/2016, em relação ao acompanhamento das famílias que vão ser beneficiadas. “O BPC já existia, mas a normativa é uma novidade. Antes as famílias eram direcionadas ao INSS, agora o processo vai passar a ser feito entre CRAS, Cadastro Único e INSS. É uma sequência de acompanhamentos, agora utilizando o Cadastro Único, que faz todo um estudo sócio econômico das famílias”, disse.

A equipe técnica no CRAS vai orientar as famílias sobre o benefício. “Houve mudanças, por isso eles precisam saber do que trata o novo decreto. O intuito é utilizar cada CRAS, que está localizado em área de vulnerabilidade social, como uma forma de aproximar ainda mais o benefício das pessoas que precisam”, continuou Dávida Oliveira.

O BPC tem como público alvo idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.