Saúde

Saúde: Coração requer mais cuidados no verão

Foto: Caio Vale/Mossoró Notícias
O verão já está a todo o vapor e, para muitas pessoas, é a estação do ano mais aguardada. Diante de tantas mudanças no nosso corpo provocadas pelo calor, é preciso ficar mais atento ao coração, que requer mais cuidados durante esse período de altas temperaturas.

Conforme o corpo perde líquido por meio da transpiração e da respiração e não tem reposição, os vasos sanguíneos vão se fechando para manter a pressão arterial dentro do ideal, consequentemente, o sangue fica mais grosso e a frequência cardíaca aumenta.

Em dias de alta temperatura, o organismo precisa fazer muito esforço para se manter funcionando e isso acelera o ritmo dos batimentos do coração, pois o órgão precisa compensar a necessidade maior de energia.

Para os “atletas de verão”, aqueles que começam a praticar um esporte com intensidade só nessa época do ano e ficam muito tempo expostos ao sol, a atenção deve ser redobrada. O esforço frequente deve ter acompanhamento médico, uma vez que pode levar ao desenvolvimento de problemas cardíacos e até à morte súbita.

Portanto, para evitar problemas ao coração durante os dias mais quentes, é importante consumir alimentos saudáveis, beber muita água e evitar o consumo de gorduras e sal em excesso.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.