Cotidiano

Estudantes da Ufersa projetam carro e participam de competição nacional

Carro desenvolvido pelos estudantes da Ufersa (Foto: Diego Gomes)
Alunos do projeto de Extensão Cactus Baja, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) participarão da 23ª Competição Baja SAE BRASIL, que este ano acontecerá em São José dos Campos, em São Paulo. Pelo sexto ano consecutivo, os estudantes da Ufersa, atuais campeões Norte e Nordeste, participam do evento.

O projeto da Ufersa é uma das três equipes inscritas pelo Rio Grande do Norte na competição, que reunirá 88 equipes de 18 Estados brasileiros. As provas da edição 2017 serão realizadas de 9 a 12 de março.

Para competir, os universitários têm de projetar e construir os próprios carros, denominados Baja SAE. Além dos protótipos, os estudantes são responsáveis pela administração da equipe e de todo a dinâmica de trabalho, o que inclui parte técnica e também a viabilidade econômica do projeto.

A equipe da Ufersa vai a São Paulo com o mesmo protótipo da edição do ano passado, pois, conforme o professor Zoroastro Torres Vilar, cada modelo pode ser aprimorado por até dois anos e o atual carro “vem apresentando bom desempenho”. O carro desenvolvido pelos estudantes da Ufersa se destaca, sobretudo, nas modalidades de Aceleração e Velocidade.

O graduando Diego Gomes também integra a equipe e explica que, entre as modificações para este atual modelo, estão a inserção de uma nova caixa de redução e mudança na suspensão do automóvel.

“Os trabalhos de melhoramento e manutenção são constantes”, comenta ele. O Projeto Cactus Baja é composto por 30 estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia Mecânica da Ufersa.

A competição nacional oferece como prêmio às três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas a oportunidade de representar o Brasil na competição da SAE International, nos Estados Unidos, onde o Brasil é tetracampeão.

A equipe da Ufersa chega com boas chances. O protótipo para esta competição é o atual campeão da fase regional Norte e Nordeste do Baja SAE, eleito melhor carro no evento que aconteceu em Camaçari, na Bahia.

Além do título geral, a equipe ainda conquistou o 1º lugar nas provas de Enduro (também pela primeira vez) e de Conforto.

Por Ana Paula Cardoso

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.