Política

Rosalba sanciona lei que recria Secretaria de Cultura e empossa novo titular da pasta


A prefeita Rosalba Ciarlini sancionou nesta sexta-feira (07) a Lei complementar 133, de 07 de abril de 2017, que recriou a Secretaria Municipal de Cultura. O projeto lei de autoria do Executivo foi aprovado à unanimidade pela Câmara Municipal de Mossoró (CMM). Em solenidade realizada no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, Rosalba também deu posse ao novo secretário de Cultura, o arquiteto e urbanista Eduardo Falcão.

Após parabenizar os jornalistas (o Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril), Rosalba disse que, ao recriar a Secretaria de Cultura, estava resgatando uma palavra dada quando era candidata a prefeita. “Eu estive com os artistas na época da campanha e percebi que eles estavam se sentindo desprotegidos e órfãos em virtude da extinção da Secretaria de Cultura", declarou.

A prefeita agradeceu à Câmara pela aprovação do projeto e lembrou que Mossoró já chegou a disputar o título de capital cultural do Brasil e precisa resgatar suas tradições culturais.

Logo após, Rosalba empossou o arquiteto e urbanista Luiz Eduardo Lima Moura Falcão como secretário municipal de Cultura. A prefeita disse que conhece Eduardo Falcão desde criança e sabe da sua vontade e do seu amor por Mossoró. “Ele sempre teve a vontade de ver a cidade mais bonita, mais organizada. É uma pessoa com muito envolvimento com as artes visuais e que tem relacionamento com toda a classe artistas”, enfatizou.

O novo secretário agradeceu “as oportunidades dadas por Rosalba” e falou da sua trajetória profissional no município, relembrando que, há 20 anos, esteve pela primeira vez no Salão dos Grandes Atos para apresentar o projeto do Ginásio Municipal Pedro Ciarlini. “Trata-se de uma missão bastante árdua, haja vista que a secretaria tinha sido extinta. Quero convocar todas as pessoas para que possamos fazer um bom trabalho. Conto com todos e confio em Deus que vamos fazer um bom trabalho”, discursou.

Representando a CMM, a presidente da Casa, vereadora Izabel Montenegro, elogiou a escolha de Eduardo Falcão para a Cultura. “Foi uma grande escolha. Eduardo tem as condições de resgatar o histórico cultural de Mossoró. Mossoró não pode mais perder o seu patrimônio histórico. A Câmara estará de mãos dadas com a Prefeitura e o secretário”, garantiu a parlamentar.

Rosalba adiantou que, junto com o secretário, vai reunir toda a classe artística após a Semana Santa para discutir ideias e sugestões para montar o planejamento da cultura. A prefeita disse ainda que quer criar um espaço na secretaria para que toda sociedade possa contribuir com ideais e projetos para captar recursos que existam para a cultura. “Como senadora, comecei a conhecer meios de buscar recursos. E precisamos de projetos para isso”, relatou.

A solenidade contou com a participação dos secretários municipais Aldo Fernandes (Planejamento), Kátia Pinto (Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos), Eliéser Girão (Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito), Edna Paiva (Gabinete), Benjamin Bento (Saúde), Lorena Ciarlini (Desenvolvimento Social e Juventude), Ronaldo Cruz (Administração e Finanças), Magali Delfino (Educação, Esporte e Lazer), Karina Ferreira (Procuradoria Geral), Aglair Abreu (Comunicação Social), Abraão Padilha (Fazenda) e Elviro Rebouças (presidente da Previ-Mossoró); secretárias executivas Doriana Bulamarqui (Meio Ambiente e Urbanismo) e Katherine Bezerra (Agricultura e Recursos Hídricos); vereadores Didi de Arnor, Francisco Carlos, Emílio Ferreira, Maria das Malhas e Ricardo de Dodoca; padre Charles, diretor geral do Colégio Diocesano Santa Luzia; além de integrantes do movimento cultural e convidados do secretário empossado.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.