Cotidiano

Alunos e servidores do IFRN Mossoró protestam contra cortes no orçamento

Estudantes e servidores realizaram um "abraço simbólico" em frente à instituição (Foto: Deivson Mendes)

Contra o corte de verbas para os Institutos Federais, estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró, realizaram um “abraço simbólico” em frente à instituição na manhã desta quarta-feira, 16. O protesto visa combater a portaria 28/2017 do Ministério da Educação, que estabelece o corte de 20% da verba destinada aos IFs.

Os protestos aconteceram em todos os institutos federais do país. No Rio Grande do Norte, as atividades foram realizadas nas cidades de Apodi, Ceará-Mirim, Lages, Natal, Mossoró e Parnamirim.

De acordo com a Secretária Geral da Rede de Grêmios (REGIF) do IFRN, Ana Flávia, a portaria vai precarizar o funcionamento das atividades dos institutos.

“A medida imposta pelo Governo vai causar danos severos na assistência estudantil, desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão e na manutenção de laboratórios e demais serviços dos campis”, explica.

Para o Coordenador do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), Seção Mossoró, Mauro Rogério, a medida deveria passar por um processo de consulta pública com a comunidade.

“É preciso ouvir a comunidade e saber seus reais interesses sobre o processo orçamentário da máquina pública, com objetivo de melhora-la e não precarizar os serviços oferecidos”, declara.

Por Ana Paula Cardoso/Jornal O Mossoroense

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.