Cotidiano

Debate na UnP aborda Direitos e desafios enfrentados por transexuais


Estudantes do curso de Direito da Universidade Potiguar (UnP) realizam nesta quinta-feira, 04 de maio, a partir das 19h no auditório da instituição, o “Debate sobre Gêneros – Quem sou eu?”, evento que irá discutir os direitos e desafios enfrentados pela população transexual. Interessados podem se inscrever pelo telefone (84) 99818 – 0621. A inscrição custa R$ 20 e pode ser paga na hora do debate.

“Decidimos abordar esse tema por ele ser de extrema importância devido ao grande número de acontecimentos ocorridos com pessoas trans. Muitas pessoas não sabem sequer o que é, nem como tratar pessoas assim, e, tendo em vista que na própria UnP existem alunos trans, como, por exemplo, Vieira Dantas, que fará parte dos palestrantes, então a gente sentiu a necessidade de gerar esse debate”, disse a estudante Karol Paula.

O debate irá abordar questões como o papel do psicólogo no atendimento a pessoas transexuais, os desafios enfrentados por transexuais e travestis na inserção e aceitação social, além dos tabus sociais na percepção de gêneros e papeis sociais.

O evento contará com os palestrantes Ítalo Rebouças (advogado, professor da UnP e membro do Conselho Editorial da Revista Jurídica Direito e Liberdade, TJRN/ESMARN), Sabrina Lisboa (psicóloga e professora dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Direito da UnP) e a advogada Fernanda Abreu.

Também irão participar do debate dois palestrantes trans: a acadêmica de Direito da UFERSA, Ana Vitoria, e o acadêmico de Direito da UnP Vieira Dantas. A mesa será mediada por Marcus Vinicius Filgueira de Medeiros, professor efetivo da rede estadual de ensino, docente da UnP, escritor e militante do Coletiovo LGBT DêBandeira.

“Será um debate muito rico, com excelentes profissionais tirando e esclarecendo dúvidas. Nós decidimos abordar esse tema por ele ser abrangente pra outros cursos, queremos dar a oportunidade de alunos de outras graduações participarem desse debate tão importante”, destaca Karol Paula.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.