Saúde

Dia D de vacinação contra a influenza será no próximo sábado


No próximo sábado, (13), será realizado o Dia D de vacinação contra a influenza. A campanha de imunização segue até o dia 26 de maio e a meta é vacinar 72.628 pessoas que fazem parte do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde até o encerramento.

Segundo o coordenador do Programa Nacional de Imunização em Mossoró, Etevaldo de Lima, durante o “Dia D”, 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão das 8h às 17h, com atendimento exclusivo para a vacinação. Além disso, serão disponibilizadas vacinas na II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), na sede do Serviço Social da Indústria (SESI) e no Partage Shopping Mossoró.

Fazem parte do público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, idosos a partir de 60 anos, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, portadores de doenças crônicas e professores. Devido ao número limitado de vacina, apenas as pessoas que compõem o público-alvo serão imunizadas durante a campanha.

"Estamos recebendo as doses fracionadas. Por isso, a imunização está sendo feita aos poucos, na medida em que as cotas vão sendo liberadas. Mas a cobertura vacinal está dentro do esperado, acreditamos que vamos conseguir atingir a meta de vacinação até o fim da campanha", avalia Etevaldo de Lima.

O quarto lote de vacina, composto por 16% das doses, já começou a ser distribuído nas UBSs. A Secretaria de Saúde espera receber mais um lote até a sexta-feira, 12, para o Dia D. "Aguardamos receber o quinto lote, com mais 15% das doses de vacina. Até o dia 26 de maio, o Ministério da Saúde deve concluir os oito lotes, totalizando os 100% do público-alvo", afirma o coordenador.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.