Educação

Enem 2017 aplicará provas em libras para candidatos surdos

Enem 2017 contará também com a aplicação experimental das provas para candidatos surdos (Foto: Reprodução)

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) esse ano contará também com a aplicação experimental das provas para candidatos surdos. Pelo edital, o Inep agora poderá oferecer ao participante surdo ou deficiente auditivo, em caráter experimental, o dispositivo contendo vídeo com a tradução de itens da prova em Libras.

Para participar dessa aplicação, o candidato surdo ou deficiente auditivo deverá manifestar interesse no ato da inscrição e prestar informações exatas no sistema sobre a condição que motiva a solicitação de atendimento e de auxílio ou recurso de acessibilidade. Os candidatos que passarem informações falsas vão responder por crime contra a fé pública e podem ser eliminados do Exame, a qualquer tempo.

Para fazer a prova, a pessoa com deficiência precisa solicitar, em campo próprio do sistema de inscrição, o auxílio ou o recurso de acessibilidade de que necessitar, de acordo com as opções apresentadas.

As opções de auxílio de acessibilidade são: prova em braille, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), guia-intérprete para pessoa com surdocegueira, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, sala de fácil acesso e mobiliário acessível.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) já testou o uso de intérprete de libras no último dia 06, com aplicação da prova com tradução em Libras para os candidatos ao curso de Letras-Libras no Campus de Caraúbas. Segundo a Pró-Reitoria de Graduação, agora o processo seletivo para o ingresso nesta licenciatura da instituição se dará também por meio da nota do Enem com uma entrada anual.

As inscrições do Enem 2017 seguem até o dia 19. A taxa esse ano é de R$ 82. Candidatos de baixa renda podem pedir a isenção. As provas acontecem nos dias 05 e 12 de novembro.

Confira o Edital do Enem 2017:

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.