Saúde

UBSs abrem para o Dia D de vacinação neste sábado


No período das 8h às 17h deste sábado, 13, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana estarão abertas para o Dia D da Campanha da Vacinação Contra a Influenza. Além de 33 UBS, haverá pontos de vacinação na II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), na sede do Serviço Social da Indústria (SESI) e no Partage Shopping Mossoró.

O quinto lote de vacinas já foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde para o Dia D. Nesta cota, foram enviadas 16.710 doses de vacinas. “Até o momento, recebemos cinco das oito cotas a serem encaminhadas. O total de doses encaminhadas equivale a 75% das pessoas que devem ser imunizadas no município”, informa a enfermeira Janine Pinto.

Devem tomar a vacina contra a gripe, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, idosos a partir de 60 anos, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, portadores de doenças crônicas e professores. A meta é imunizar 90% do público-alvo, composto por 72.628 pessoas.

Conforme o coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Mossoró, Etevaldo de Lima, o Dia D de vacinação terá um foco especial nas crianças de seis meses a menores de cinco ano, que é o grupo que faz parte do púbico-alvo com menor índice de cobertura vacinal. “É importante que os pais levem seus filhos a uma unidade da saúde para serem imunizadas contra a gripe. A participação de toda a população é de suma importância para o sucesso da iniciativa”, destaca.

Ele avalia que de um modo geral a cobertura vacinal contra a influenza no município está dentro do esperado, e a expectativa é que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde seja atingida até o final da campanha de vacinação.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.