Brasil

'Promoção da Nespresso' no WhatsApp é falsa; saiba como se proteger


Os golpes de phishing se tornam cada vez mais comuns no WhatsApp. Dessa vez, uma mensagem falsa sobre uma promoção da marca de café Nespresso está circulando no mensageiro.

De acordo com o G1, que entrou em contato com a Nespresso, a mensagem compartilhada é um golpe. No caso, esse golpe pede para amigos compartilharem um link para quem quiser ser um testador da marca. Dessa maneira, os testadores ganhariam uma cafeteira de maneira gratuita.

Como você na imagem abaixo, o link divulgado não possui um protocolo de segurança HTTPS, o que já levanta um sinal de possível golpe. Além disso, erros gramaticais deixam claro que não se trata de uma ação verdadeira da marca.

Para se proteger dos golpes no WhatsApp, redes sociais e emails, além de checar sempre o link HTTPS, busque canais oficiais de empresas (como página no Facebook) para checar a veracidade de promoções.

Caso você clique no link, existem dois panoramas de phishing: um site falso que pede suas informações ou um download de malware. No primeiro caso, tenha em mente que você nunca pode fornecer senhas para terceiros, então é necessário prestar atenção no local em que você insere os dados. No segundo caso, se aconteceu algum download automático e se você não tiver um bom antivírus instalado no seu smartphone, a reinicialização de fábrica é o caminho mais rápido para remediar o problema.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.