Saúde

UPA do Alto de São Manoel completa 15 anos de funcionamento

Foto: Luciano Lellys

Na manhã desta sexta-feira, 28, autoridades, profissionais da saúde e funcionários participaram de um café da manhã em comemoração aos 15 anos da UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia, a UPA do Alto de São Manoel. Estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal, Izabel Montenegro, o vereador Francisco Carlos e o secretário de Saúde Benjamin Bento, que na ocasião também representou a prefeita Rosalba Ciarlini.

A UPA do Alto São Manoel foi inaugurada em 2002, pela então Prefeita Rosalba Ciarlini. A Unidade de Pronto Atendimento foi modelo e projeto-piloto paras as outras UPAs que se espalharam pelas cidades de todo o país. "Na época foi  um grande desafio, nós enfrentamos e conseguimos implantar esse serviço pioneiro na cidade", disse Dorinha Burlamaqui, que na época era gerente de Saúde do município. "Comemoramos hoje não os anos de aniversário e sim os serviços prestados para a nossa população", destacou Benjamin Bento, secretário de Saúde do município.

As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os Hospitais de Urgência. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 97% dos atendimentos realizados nas UPAs são solucionados na própria unidade, sem a necessidade de encaminhar o paciente para o Hospital de Urgência.

A UPA do Alto de São Manoel conta hoje com 20 leitos e atende em média 360 pacientes por dia. A Unidade possui 3 médicos de plantão nas 24 horas.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.