Política

Software do Cidade Inteligente é apresentado na Prefeitura


Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) apresentaram nesta sexta-feira (11), a funcionalidade do software que trabalha o georreferenciamento da cidade, o Rede Giga, com informações das mais diversas, atualizadas em tempo real. Trata-se de um programa para desenvolvimento da proposta do Cidade Inteligente

O engenheiro André Pedro explicou que o projeto está sendo desenvolvido desde dezembro de 2013. “Nós próximos meses vai ter Rede Giga, com 25km. Uma rede de serviços de conectividade que pretende funcionar no futuro sem limite de Banda Larga”, destacou.

A rede já existente hoje interliga UFERSA, UERN e IFRN, em 2,5km e será ampliada para 25km, em até um ano, integrando ainda a Prefeitura de Mossoró, Unidades Básicas de Saúde, hospitais estaduais, delegacia.

O professor Antônio Oliveira destacou a importância de fazer com que cidadãos usufruam dos serviços. “O aplicativo vai dar mais agilidade a certos serviços, como atendimento a acidentes de trânsito, informações sobre rotas urbanas e rurais, ocorrências, obras, eventos, pontos turísticos, entre outros”, destacou.

O projeto tem financiamento da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), com um valor de 1,4 milhões e tem um ano para ser completamente viabilizada, mas a Rede é autofinanciada.

A prefeita Rosalba Ciarlini enfatizou a importância da parceria entre Prefeitura e universidades. “A universidade está realmente participando da cidade. Mostrando que o conhecimento acadêmico está sendo utilizado para trazer melhorias diretas para a comunidade”, comentou.

Na próxima terça-feira, 22, será feita a assinatura do acordo entre as instituições que trabalharão em torno do sistema.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.